quinta-feira, 17 de maio de 2012

TEOLOGIA E LITERATURA BÍBLICA: UMA INTRODUÇÃO (Parte 2)


A Teologia e os Dogmas
É verdade que são raras as pessoas que se dedicam seriamente ao estudo da religião e que não tenham tido, ao menos no início de suas carreiras, uma ligação pessoal com alguma forma de religiosidade. Também é verdade que em nossos dias já não se acredita na possibilidade de separar completamente os julgamentos pessoais do pensamento científico; isto é, nossas posições sempre influenciam de alguma forma nossa ciência, e não há método que seja capaz de nos conduzir à pura objetividade, embora o rigor metodológico seja útil neste sentido. Com isso, é necessário admitir que nossas opções religiosas irão continuar presentes (e em transição) em nossa carreira teológica, ainda que essas crenças não sejam explicitadas. Mas esse fato precisa ser bem considerado, pois há detalhes que diferenciam as abordagens dos “crentes” daquelas dos “cientistas que creem”.
Se como teólogos defendemos que o direito de falar das coisas relacionadas à fé já não é exclusividade das instituições religiosas, precisamos entender também em que nosso discurso pode acrescentar àqueles que as igrejas já oferecem. Para isso, é preciso diferenciar aquilo que chamamos de teologia, dos tradicionais dogmas religiosos.
Toda forma de religiosidade desenvolve, ao passo que se institucionaliza a fim de sobreviver, seus próprios dogmas. Eles são os pontos considerados centrais para aquele tipo de crença, como o monoteísmo para o judaísmo, a divindade de Jesus Cristo para o cristianismo, e a crença na reencarnação para o espiritismo kardecista. Os dogmas são considerados indiscutíveis no interior das instituições religiosas, são anunciados como verdades absolutas, e se espera que todo seguidor daquela forma de religiosidade os aceite e se possível, divulgue. Contudo, o discurso teológico não pode lidar dessa maneira com os dogmas. Quando a teologia reivindica o status de conhecimento acadêmico deve assumir com esse status os pressupostos mais caros à cientificidade acadêmica, tais como o direito de pesquisar e pensar de forma autônoma, que é contrário à defesa e imposição de todo tipo de dogma.
Claro que o teólogo, como ser humano, pode aceitar certos dogmas para si mesmo, entretanto, não poderá em seu discurso como teólogo seja determinado por seus dogmas pessoais. Os dogmas (e os poucos exemplos oferecidos já o demonstram) estão entre aqueles elementos próprios da fé, que nascem da reflexão da religião a partir de si mesma, e que buscam se impor geração após geração sem a devida contextualização, mas apoiando-se na força da tradição e das “autoridades” por ela constituídas. Logo se nota que dogmas são inacessíveis à avaliação dos métodos científicos, e que não podem conviver no espaço acadêmico onde o ideal da racionalidade autônoma prevalece.
Fazer essa separação entre o a fé e a ciência tem sido o grande desafio da teologia como área do conhecimento acadêmico, em especial nas faculdades de teologia que se vinculam a alguma religião institucionalizada. Por isso este tipo de reflexão se faz tão necessário especialmente aos teólogos que estão vinculados a alguma forma de religiosidade ou a instituições confessionais. Deixar de refletir sobre o tema pode trazer consequência graves ao estudante de teologia. Muitos teólogos confessionais veem sua carreira limitada ao circulo de fé de onde saíram, incapazes de produzir qualquer reflexão aceitável para o mundo científico, e acabam se perguntando se era realmente necessário dedicar seus anos ao estudo teológico, já que os únicos conhecimentos que lhe são exigidos são aqueles próprios da “igreja”.
Não tenho nenhuma intenção de diminuir o valor das instituições religiosas com tais palavras; apenas quero demonstrar que para os teólogos, como grupo bem específico de cientistas que pesquisam fenômenos religiosos e pensam sobre o mundo em que vivem a partir do diálogo entre fé e razão, é fundamental se posicionar conscientemente diante da academia de das instituições religiosas. Cada uma deve exercer seu papel na sociedade com competência, e o teólogo pode ser um dos poucos seres capazes de transitar entre os dois campos e de atuar positivamente em ambos. Se o teólogo é parte de alguma instituição religiosa, ali se ocupara das experiências de fé, se dedicará à formação do indivíduo “espiritual”, da prática ritual, das experiências místicas, e ajudará tal instituição a não se fechar em si mesma até o ponto de se encontrar completamente irrelevante. Mas seu discurso também deve contribuir com o conhecimento humano e para todos públicos, deve estar adequado à linguagem acadêmica, interagindo com as teorias contemporâneas, fazendo uso consciente e competente dos métodos, e deve se ocupar da formação de cidadãos, do aperfeiçoamento da sociedade de forma geral. Nas palavras de João Décio Passos:
[...] a teologia só pode ser legítima dentro de qualquer academia se se mostrar teórica e metodologicamente relevante para a compreensão da realidade e para a educação do cidadão e do futuro profissional. Do contrário, reproduzirá a postura equivocadamente instituída de “coisa de igreja”. (2011, p. 12)
Em vez de defender seus dogmas pessoais, o teólogo assume em seu discurso o dever de ser sincrético e ecumênico como seu público. O elemento religioso, é claro, continuará presente neste discurso, mas de maneira autônoma, isto é, independente dos dogmas estabelecidos, o teólogo transformará a leitura religiosa da realidade em conhecimento científico, e assim poderá demonstrar como os princípios éticos oriundos dessa reflexão teológica podem contribuir com a sociedade. Aquela definição provisória que temos à teologia (o estudo do discurso humano sobre as coisas de deus) pode, agora, receber algum aperfeiçoamento. Fazer teologia é sim conceber uma leitura crítica das ideias que se tem sobre deus, não vendo estas ideias simplesmente como fenômenos sociais ou antropológicos, mas como potenciais motivações para se construir propostas que integrem na vida cotidiana as esperanças e os princípios éticos recebidos da fé, e a atuação benéfica e relevante sobre a realidade social.

Nenhum comentário: