quarta-feira, 11 de maio de 2011

O QUE É LIBERDADE? PODE O CRISTÃO DIVORCIAR-SE?

Nem adianta procurar a resposta na Bíblia, pois dependendo do texto que ler, vai chegar a uma conclusão diferente (eu já escrevi um texto sobre o divórcio com base em Mateus 5, procurem nos textos antigos se quiserem). Lembre-se que o amor ao próximo é a única Lei que realmente importa; esse é o ponto que pretendo destacar com todas essas postagens. Se você não leu o primeiro texto sobre “O que é Liberdade?”, volte lá e leia antes de responder a pergunta.


Geralmente, na igreja a resposta para o divórcio é não, mas aqui neste blog para pessoas livres esta resposta também pode variar. E isso não depende somente do adultério. Sempre digo que há casos em que o casamento foi um pecado maior que o divórcio. Muitos casais não se conheciam, não avaliaram suas incompatibilidades, e depois de casados vivem numa sucessão de pecados diários. Aí não existe somente o adultério, há também diferentes tipos ofensas, ódio, agressões, más influências para as crianças... Manter uma família presa à infelicidade não é cumprir o mandamento do amor, e neste caso eu provavelmente diria sim ao divórcio. Mas o divórcio é pecado? Talvez sim, mas em casos extremos, é um pecado que põe fim aos pecados diários do casal e oferece a chance de ele serem felizes algum dia.


Claro que é sempre preferível tentar solucionar o problema instruindo o casal, pois na maioria dos casos o divórcio é o resultado de não se praticar o mandamento do amor ao próximo em casa, e se isso não mudar, não há união que suporte. Pessoas problemáticas estragam relacionamentos e descumprem toda a Lei e os Profetas, e o casamento é apenas mais uma vítima desta doença.


Outra vez, a resposta depende. Aqui, a aplicação da lei de maneira padronizada é que é pecado.

Nenhum comentário: